sábado, 26 de maio de 2012

EDMILSON MOREIRA, fundador do ILMAM, interpreta SONDAS-ME

Edmilson Moreira, Fundador do Instituto de Leigos Missionários da  Santa Cruz e do Amor Misericordioso do Coração Eucarístico de Jesus - I L M A M - interpretando Sonda-me, (Sl 139).

A VOCAÇÃO DOS MISSIONÁRIOS DO AMOR MISERICORDIOSO

BELÍSSIMO ESPOSO  
 Comunidade Católica SHALOM   - (Ressuscitou)

PRÁ TEU LOUVOR!


MARIA E O PENTECOSTES


Maria a mulher do Pentecostes 

Padre Moacir
Foto: Robson Siqueira/CN
Não há como não falar de Maria nesse acampamento. Satanás nunca aguentou olhar para a Virgem. Ela é aquela que é cheia do Espírito Santo.

“Naqueles dias, Maria partiu apressadamente para a região montanhosa, dirigindo-se a uma cidade de Judá. Ela entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou de alegria em seu ventre, e Isabel ficou repleta do Espírito Santo. Com voz forte, ela exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como mereço que a mãe do meu Senhor venha me visitar?” Lc 1, 39-43 

Assim que Isabel é batizada pelo Espírito, ela recebe o dom da revelação e proclama Maria como a Mãe do Senhor. Esse é um encontro maravilhoso entre duas grandes mulheres. Isabel já com idade avançada e a jovem Maria. É como uma prefiguração do encontro do Antigo e do Novo testamento.

“Maria então disse: 'A minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, porque ele olhou para a humildade de sua serva. Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas.' ” Lc 1, 46- 49

Não há como aceitar Jesus e negar a sua Mãe. A pessoa mais íntima de Jesus Cristo foi a Virgem. Ela pouco falou nas escrituras, mas se fez presente na vida do Senhor de forma única. Ela permaneceu durante 30 anos na vida do Mestre, conhecendo profundamente o coração de Seu Filho. Quis acompanhá-lo durante a Sua missão, mas percebeu que Jesus devia ir a todos. “Sai de cena” e acompanha o Jesus no meio da multidão.

A última palavra de Maria da Sagrada Escritura é uma ordem, que vem dar sentido a toda a nossa vida: “Fazei tudo o que ele vos disser!” (Jo 2, 5). Ela nos mostrou como encontrar a verdadeira felicidade, pois ela mesmo aprendeu naqueles 30 anos como encontrar o Seu Filho.

Muitos questionam as vezes que Jesus se refere a Virgem Maria como “mulher”. Parece um tratamento grosseiro de um filho , mas cada vez que Ele a chamava assim, retificava e afirmava o que ela era: a mulher da promessa. Maria é a nova mulher, é a promessa de Deus para a humanidade. Deus que chama Eva de mulher , quando essa junto com Adão é expulsa do paraíso, agora se encarna no seio da Nova Arca, da Nova mulher, para reconduzir a amizade com o Senhor toda a humanidade.

Maria juntou os apóstolos em oração no cenáculo. Aqueles que estavam com muito medo, encontraram nos braços da Mãe a confiança para esperar a promessa de Jesus se cumprir. 
"Maria é a nova mulher, é a promessa de Deus para a humanidade", diz padre Moacir
Foto: Robson Siqueira/CN

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se.” At 2, 1- 4 

Não há Pentecostes sem Maria. Não há como ser um carismático, uma pessoa cheia do Espírito Santo, sem a presença e o carinho da Mãe. Pedro, o primeiro papa, que havia negado Jesus diante de uma simples porteira, encontrou no colo da Mãe a força e o consolo para esperar que o Espírito Santo fizesse nele uma obra nova.




P E N T E C O S T E S


Nas suas origens, o Pentecostes era uma festa agrícola judaica em que se ofereciam a Deus os melhores feixes da colheita. Era uma festa não só de alegria e de encontro das famílias, como também de partilha com os mais necessitados.
Era celebrada sete semanas (cinqüenta dias) depois da Páscoa, encerrando as solenidades pascais. Por isso, também se chamava Festa das Semanas.

Pentecostes
A partir das reformas de Esdras e Neemias, em meados do século V a.c., a Festa de Pentecostes passou a celebrar o Dom da Lei no Sinai, a festa da Aliança entre Deus e o povo.
Com base nas tradições e nos costumes judaicos a respeito de Pentecostes, Lucas construiu sua narrativa para falar de um novo Pentecostes: a presença do Espírito Santo guiando a missão dos evangelizadores no anúncio da Palavra de Deus.
Assim, cinqüenta dias após a Páscoa, a Festa de Pentecostes celebra o dom do Espírito Santo enviado por Deus à Igreja.
A promessa de Jesus aos seus discípulos se realiza: "Mas recebereis o poder do Espírito Santo que virá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra" (At 1,8).
Jerusalém é o lugar onde termina o "tempo de Jesus" e começa o "tempo da Igreja". Os "atos" de Jesus começam na Galiléia e terminam em Jerusalém. Os "atos" dos apóstolos começam em Jerusalém e vão até os confins do mundo.
Portanto, Jerusalém é ponto de chegada e ponto de partida. É o lugar da manifestação do Espírito Santo de Deus, que encoraja os apóstolos para a missão.
No dia de Pentecostes, os discípulos estavam reunidos em Jerusalém. Depois dos acontecimentos da Páscoa, ficaram cheios de medo. Viviam juntos, desligados do mundo, mas eis que o Espírito Santo, dom de Deus, veio sobre eles.
Assim, aquele grupo de homens e mulheres amedrontados adquiriu a consciência de ser uma comunidade, uma Igreja, isto é, o corpo místico de Cristo. Todos sentiram que Jesus estava entre eles, mais ainda do que antes, porque, na realidade, Jesus não mais estava com eles, estava neles.
Então a Igreja se manifestou publicamente e começou a difundir o Evangelho mediante a pregação.
Nos dias que antecedem Pentecostes, a oração é o melhor caminho para se entrar em intimidade com o Espírito Santo e cultivar sua amizade. Se nos deixarmos conduzir pelo Espírito Santo, nossa oração será espontânea, contínua e brotará como uma fonte de água fresca que jorra da rocha.
Ao invocarmos o Espírito de Amor, enchemos a alma de alegria plena e inundamos o coração de paz inalterável.
Crer no Espírito Santo, entretanto, não é só crer na existência de uma terceira pessoa na Trindade, mas crer também na sua presença entre nós, em nosso próprio coração.
Crer no Espírito Santo significa bendizê-lo, adorá-lo e glorificá-lo em nós mesmos e no outro.
Fonte: www.paulinas.org.br

Dia de Pentecostes

Pentecostes, do grego, pentekosté, é o qüinquagésimo dia após a Páscoa. Comemora-se o envio do Espírito Santo à Igreja. A partir da Ascensão de Cristo, os discípulos e a comunidade não tinham mais a presença física do Mestre.
Em cumprimento à promessa de Jesus, o Espírito foi enviado sobre os apóstolos. Dessa forma, Cristo continua presente na Igreja, que é continuadora da sua missão.
A origem do Pentecostes vem do Antigo Testamento, uma celebração da colheita (Êxodo 23, 14), dia de alegria e ação de graças, portanto, uma festa agrária.
Dia de Pentecostes
Dia de Pentecostes
Nesta, o povo oferecia a Deus os primeiros frutos que a terra tinha produzido. Mais tarde, tornou-se também a festa da renovação da Aliança do Sinai (Ex 19, 1-16).
No Novo Testamento, o Pentecostes está relatado no livro dos Atos dos Apóstolos 2, 1-13. Como era costume, os discípulos, juntamente com Maria, mãe de Jesus, estavam reunidos para a celebração do Pentecostes judaico.
De acordo com o relato, durante a celebração, ouviu-se um ruído, "como se soprasse um vento impetuoso". "Línguas de fogo" pousaram sobre os apóstolos e todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em diversas línguas.
Pentecostes é a coroação da Páscoa de Cristo. Nele, acontece a plenificação da Páscoa, pois a vinda do Espírito sobre os discípulos manifesta a riqueza da vida nova do Ressuscitado no coração, na vida e na missão dos discípulos.
Podemos notar a importância de Pentecostes nas palavras do Patriarca Atenágoras (1948-1972): "Sem o Espírito Santo, Deus está distante, o Cristo permanece no passado, o evangelho uma letra morta, a Igreja uma simples organização, a autoridade um poder, a missão uma propaganda, o culto um arcaísmo, e a ação moral uma ação de escravos".
O Espírito traz presente o Ressuscitado à sua Igreja e lhe garante a vida e a eficácia da missão.
Dada sua importância, a celebração do Domingo de Pentecostes inicia-se com uma vigília, no sábado. É a preparação para a vinda do Espírito Santo, que comunica seus dons à Igreja nascente.
O Pentecostes é, portanto, a celebração da efusão do Espírito Santo. Os sinais externos, descritos no livro dos Atos dos Apóstolos, são uma confirmação da descida do Espírito: ruídos vindos do céu, vento forte e chamas de fogo.
Para os cristãos, o Pentecostes marca o nascimento da Igreja e sua vocação para a missão universal.
Fonte: www.comshalom.org


Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/maio/dia-de-pentecostes.php#ixzz1vyoilEeV

sexta-feira, 25 de maio de 2012

COM DEUS




Dom Eduardo Benes
Arcebispo de Sorocaba (SP)
“Uma sociedade em que Deus está ausente não encontra consenso necessário sobre os valores morais e a força para viver segundo esses valores, mesmo contra os próprios interesses (Bento XVI). No dia 22 de abril passado visitei com outros bispos a Fazenda da Esperança em Guaratinguetá. “Fazenda da Esperança” é como se intitulam as comunidades terapêuticas que abrigam jovens dependentes químicos. Tudo começou com a força do grão de mostarda: “Nelson buscava colocar em prática a frase “Fiz-me fraco com os fracos a fim de ganhar os fracos” (I Cor 9,22). Estimulado por Fr. Hans aproximou-se de um grupo de jovens que usavam droga. Nelson conquistou a confiança daqueles dependentes químicos. Um deles Antonio Eleutério foi o primeiro a ser contagiado e pediu ajuda para se libertar. Depois ao Nelson e ao Fr. Hans vieram se juntar outros(as) e a obra foi crescendo.A Fazenda da Esperança se espalhou ganhando proporções globais. Ficou ainda mais conhecida no mundo depois da visita do papa Bento XVI, em 2007, à comunidade das Pedrinhas na cidade onde nasceu esse trabalho no interior de São Paulo. O jovem que aceita o desafio de se libertar encontra um recanto de amor regido pelo tripé: “Trabalho, Convivência, Espiritualidade”’ Cada manhã um versículo da Bíblia é tomado como compromisso daquele dia.
A Palavra oferece a mística. O amor fraterno é o clima e o trabalho é a ocupação. Um ano de convivência e 80% dos dependentes voltam e, reintegrados em suas comunidades de origem, perseveram no caminho.  Há aqueles que decidem ficar na comunidade para retribuir o que receberam. Hoje são 56 fazendas da esperança espalhadas pelo mundo. Qual o segredo de tal sucesso? A Palavra de Deus. O Dia começa sempre com a Palavra, proclamada na celebração eucarística e levada para a lida diária. Assim como a Palavra, vivida por Paulo: “Fiz-me fraco com os fracos a fim de ganhar os fracos” (I Cor 9,22),mobilizou o coração de Nelson, assim a Palavra continua liberando nos corações aprisionados no vício da droga, a poderosa energia do amor que liberta para o verdadeiro sentido da vida.
O Fr. Hans, os sacerdotes, os consagrados e os leigos  - muitos salvos do vício pela experiência ali vivida – se dedicam inteiramente  aos jovens que lá procuram, desesperadamente, a liberdade que não encontraram na aventura louca do vício. A Fazenda da Esperança não é um hospital, nem mesmo uma mera casa de recuperação de drogados. A Fazenda Esperança é uma comunidade que ora, vive a fraternidade e trabalha. Lá as pessoas não apenas se desintoxicam da dependência química, elas se desintoxicam do pecado do mundo; descobrem o sentido da vida; aprendem a amar e fazem a experiência de ser família. Lá o trabalho não é mera profissão, é graça, missão vivida à luz da Palavra. Lá se conhece um Deus que salva, solidário, que, imobilizado na cruz da dependência química, opera nas almas cativas o milagre de sua ressurreição. O segredo é este: “a Palavra se fez carne e habitou entre nós” e tendo vindo para o nosso meio, fez-se servo, “obediente até a morte e morte de Cruz”. O Pai o ressuscitou e o fez causa de salvação para todos os que nele crêem. (cf. Filp ). Viver em comunidade o dia todo, e todos os dias, a experiência da presença misericordiosa de Deus, cria uma atmosfera que faz desabrochar nos corações a esperança revelando um caminho novo para a vida. Refletindo sobre o que vi e ouvi fiquei a pensar como seria o mundo se cada pequeno agrupamento humano – família, escola, hospitais e outros – escutasse e vivesse o dia todo, e todos os dias, da Palavra de Deus. Mas...não. O Estado é laico. Fica proibida a oração nas escolas bem como falar de Deus.  Como seria bom e salutar se todos os dias as atividades escolares se iniciassem com uma oração – o Pai Nosso, por ex. – seguida de uma leitura do novo testamento, explicada por um(a) professor(a), que, com autenticidade, propusesse um pensamento para iluminar os trabalhos do dia.
Que tal vinte minutos por dia para pedir a graça de Deus e ouvir sua Palavra? Na pedagogia do AA – Alcólicos Anônimos – o segredo da libertação está na decisão de entregar a vontade e a vida aos cuidados de um Poder Superior. Para o cristão o Poder Superior tem um nome: Deus, o Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Se não falamos de Deus em nossas escolas, onde a maioria absoluta dos estudantes foi batizada em Igrejas cristãs, se não expressamos em nosso comportamento a presença de Deus, vendo em cada criança ou adolescente, a presença misteriosa de Cristo, se nossas escolas não forem plasmadas pelo espírito comunitário, estaremos negando às novas gerações os valores, somente eles, capazes de fazer do mundo morada digna do ser humano. Nossas escolas poderiam ser comunidades assim.  Mas...o Estado é laico!!! (Acesse no Google”Fazenda da Esperança”).
Dom Eduardo Benes

Arcebispo de Sorocaba (SP)

domingo, 20 de maio de 2012

SEMANA DE ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS


logo_soucEntre os dias 20 e 27 de maio, cristãos de todo o Hemisfério Sul estarão unidos celebrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). Será uma semana muito especial, pois pessoas das mais variadas etnias e culturas estarão dedicadas à reflexão sobre a importância da unidade na diversidade.
A SOUC, que este ano tem como tema “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo”, baseado na carta do apóstolo Paulo, pretende contribuir para que irmãos de diferentes congregações se juntem em momentos únicos de partilha, comunhão e integração.
Acesse o blog da SOUC e saiba tudo sobre o evento, baixe o cartaz e sabia a programação de sua região. O endereço eletrônico é http://semanadeoracaopelaunidade.blogspot.com.br/.
Leia abaixo uma carta assinada pelos integrantes do Conselho de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) sobre a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos: carta das Igrejas-membro do CONIC
Brasília, 09 de março de 2012
Irmãos e irmãs da caminhada ecumênica!
cartaz_concluido-1Nós representantes das igrejas membro do CONIC, reunidos neste dia 09 de março em Brasília nos dirigimos a vocês na paz  e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo.
Nos aproximamos de mais uma Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Este ano, estaremos unidos/as em oração de 20 a 27 de maio, sob o lema bíblico da Primeira Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios: “Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo” (1ª Coríntios 15. 51 – 58).  Irmãos e irmãs da Polônia, país marcado por histórias de sofrimento, mas também por muita coragem no testemunho da fé, vencendo inúmeros desafios, prepararam esta semana de oração.
Convidamos a cada um/a de vocês a se unirem a este grande mutirão, que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos produz. Cada um/a é chamado/a a  transformar a realidade onde vive e a construir  um mundo melhor. Temos diante de nós muitos desafios, oremos e mostremos sinais concretos na  busca de superação!
Que a reflexão desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nos anime a confiar sempre mais na transformação possível, com a fé alimentada na certeza que vem da vitória do Ressuscitado.
Com nossa benção e Fraterna Saudação,
Dom Maurício José Araújo de Andrade
Bispo Primaz da Igreja Anglicana

Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil

Dom José Belisário da Silva
Vice- Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil

Rev. Cacilene Aparecida Nobre
Rep. da Igreja Presbiteriana Unida

Dra. Zulmira Inês Lourena Gomes da Costa
Rep. Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia

sábado, 19 de maio de 2012

F O R M A Ç Ã O



Silêncio e Palavra

Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá (AP)
Um jovem foi convidado ao casamento de um amigo. Após a cerimônia bonita, ele ficou observando a longa fila de parentes e amigos que iam cumprimentar o casal de esposos e os seus familiares. Do modo como as coisas aconteciam, ele percebeu logo que os cumprimentos não passavam de frases formais repetidas de maneira mecânica. De fato, ninguém prestava atenção ao que o outro dizia. Quis, portanto, fazer um teste, para ver se a intuição dele era verdadeira. Entrou na fila e, quando chegou à frente do primeiro de um dos familiares dos noivos, disse com voz calma, tranquila e com um sorriso nos lábios:
- Hoje faleceu a minha mulher.
A resposta foi: - Muito obrigado, o senhor foi muito gentil vindo participar de nossa alegria.
Repetiu as mesmas palavras a todos os parentes que cumprimentava, e a maioria deles respondia:
- Muito obrigado, foi bom o senhor ter vindo.
No final, chegou à frente do esposo ao qual também disse:
- Hoje faleceu a minha mulher.
A resposta foi: - Obrigado, agora é a sua vez, meu velho amigo.
Devemos admitir que prestar atenção a tudo aquilo que os outros nos dizem não é tão fácil como parece. No domingo da Ascensão, celebramos a Jornada Mundial das Comunicações Sociais. Talvez os sofisticados recursos tecnológicos nos façam pensar que hoje a comunicação entre nós funcione maravilhosamente. Podemos falar diretamente com quem está do outro lado do mundo e receber notícias quase na mesma hora dos acontecimentos. Milhões de pessoas estão conectadas no mesmo instante via internet através das chamadas redes sociais. No entanto a comunicação verdadeira é muito mais exigente, solicita-nos a escuta do outro, o discernimento indispensável para conseguir distinguir o que é importante para a nossa vida e o que é descartável.
Dialogar entre nós, nas nossas famílias, nas nossas comunidades, nos ambientes de trabalho e convivência, continua difícil. Recebemos muitas informações, mas as perguntas decisivas para a nossa existência humana, continuam a nos questionar e pedem respostas à altura. A quantidade excessiva de informações, que chegam de todas as formas até nós, na maioria das vezes nos sufoca. Dá-nos a ilusão de conhecermos muito, mas, de fato, afasta-nos de uma busca mais sincera e profunda. Ficamos perdidos e confusos.
Todo ano, nesta ocasião, o Santo Padre nos envia uma mensagem para a nossa reflexão. O Papa Bento XVI nos convida a lembrar o valor e o sentido do silêncio. Parece uma contradição, na Jornada das Comunicações Sociais falar do silêncio. Na realidade, o Papa quer nos ajudar a entender que para a nossa comunicação não ser superficial e alienante, precisamos de tempos adequados também de silêncio. Esses momentos nos permitem a compreensão e a interiorização das mensagens.
Silêncio significa parar para escutar e compreender o que o outro quer dizer, significa reconhecer o valor maior ou menor daquilo que nos é comunicado. O Papa fala da necessidade de adquirir e cultivar um equilíbrio entre silêncio, palavra, imagens e sons. Excesso de palavras traz aturdimento, mas também a falta delas revela indiferença entre as pessoas; com efeito, o primeiro sinal de afastamento entre nós é deixarmos de nos falar. Bem sabemos. Algo semelhante vale para as imagens e os sons. Precisamos de tempo e silêncio para descobrir a relação que existe entre os acontecimentos alegres e tristes da nossa vida. Quem não consegue parar para refletir, facilmente perde o rumo de sua existência, confunde a verdade com a mentira, o bem com o mal, a realidade com as suas aparências e disfarces.
Na página dos Atos dos Apóstolos e no Evangelho deste domingo, o Senhor Jesus envia os discípulos para serem suas testemunhas “até os confins da terra” (Atos 1,8); eles obedeceram, “saíram e pregaram em toda parte” (Mc 16,20). Sem a Palavra de Deus anunciada não existe evangelização, e a palavra humana não consegue expressar tudo sobre Deus e seu amor. Precisa de silêncio, de interiorização e de contemplação para reconhecer as maravilhas que o Senhor continua fazendo em nossa vida, na vida dos nossos amigos e na história da humanidade toda. Diz o Papa: “silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo”.
O próprio Jesus nos ensinou a rezar sem multiplicar tantas palavras (cf. Mt 6,7). É no silêncio que Deus fala ao nosso coração, iluminando-nos para entender a sua Palavra; e é também no silêncio que amadurece a nossa resposta confiante. De outra forma é arriscado construir o nosso relacionamento com o Pai - e entre nós - de maneira superficial, repetindo palavras das quais perdemos o sentido. Palavras formais, imitação de outros. Quase como na fila dos parentes naquele casamento.
Dom Pedro José Conti
Bispo de Macapá (AP)

segunda-feira, 7 de maio de 2012

A PALAVRA DA IGREJA



Família: lugar insubstituível da iniciação à vida cristã

Dom Nelson Westrupp
Bispo Diocesano de Santo André
Dentro de qualquer projeto de evangelização, a família cristã deve ocupar um espaço privilegiado. Muitas são as famílias esperando pelo evento salvífico de Jesus Cristo. Abrir as portas e os corações dos casais e famílias afastados da comunidade eclesial à proclamação do Evangelho é um desafio e um compromisso do qual não se pode fugir.

A missão evangelizadora é de todo o Povo de Deus. “Evangelizar constitui, de fato, a graça e a vocação própria da Igreja, a sua mais profunda identidade. Ela existe para evangelizar” (EN, 14). A evangelização, contudo, encontra seu primeiro foco ou centro de irradiação na família: ela é ao mesmo tempo sujeito e objeto de evangelização (cf. Puebla, 569).

Olhando para a realidade da família hoje e para os “novos tipos” de família que vão surgindo, urge uma radical transformação no modo de evangelizá-las. Meios utilizados em outros tempos para o anúncio de Jesus Cristo já não alcançam a mesma eficácia de antes. Até a família, chamada a transmitir a fé e os valores perenes, já não possui o mesmo fôlego de outras épocas para cumprir esta missão indispensável. “A mudança de época exige que o anúncio de Jesus Cristo não seja mais pressuposto, porém, explicitado continuamente” (Doc. 94 – CNBB, n. 39).

Uma efetiva iniciação à vida cristã começa já no seio materno. Ao transmitir a vida a um filho, o amor conjugal produz uma pessoa, nova, singular, única e irrepetível. Neste momento começa para os pais o “ministério” da evangelização (cf. Puebla, 584).

No coração do anúncio está Jesus Cristo, professado e testemunhado. A família transmite a fé que vive. Os pais não podem transmitir aquilo em que não acreditam e que não vivem. Não se pode transmitir o Evangelho, se na base não houver o desejo de viver com Jesus, no Espírito, a experiência do Pai. Para educar os filhos na fé e ajudá-los a conhecer Jesus Cristo, fascinar-se por Ele e optar por segui-Lo, é necessário que os pais façam a experiência do encontro pessoal com Cristo.

Portanto, transmitir a fé significa, sobretudo, transmitir o Evangelho que permite conhecer  Jesus Cristo, Filho de Deus. Ao exercerem esta missão, os pais deveriam interrogar-se continuamente sobre a qualidade da sua fé, sobre o modo de serem cristãos, de serem discípulos de Cristo enviados a anunciá-Lo à sua família e à sociedade.

No interior de uma família que tem consciência desta missão, todos os seus membros evangelizam e são evangelizados. Assim sendo, a família cristã é a primeira comunidade chamada a anunciar o Evangelho à pessoa humana em crescimento e levá-la, através de uma catequese e educação progressiva, à plenitude da maturidade humana e cristã.

Imagem da família divina, a família cristã procura imitar a família de Nazaré, lugar onde crescer em sabedoria e graça de Deus (cf. Lc 2, 40), onde fortalecer a fé, a esperança e o amor, onde criar espaço para a oração e o diálogo, onde a fraternidade aconteça e a dignidade de todos seja respeitada.

Convido as famílias cristãs a render graças a Deus pela evangelização recebida e, ao mesmo tempo, a que prossigam com entusiasmo na missão de evangelizar. Os esposos evangelizando-se mutuamente, os pais evangelizando os filhos, os filhos evangelizando os pais; enfim, famílias inteiras evangelizando outras famílias com renovado ardor missionário e apostólico.

Jesus, Maria e José, abençoem as famílias, fortalecendo-as na coragem de ousar novos caminhos na transmissão da fé.

Dom Nelson Westrupp
Bispo Diocesano de Santo André

domingo, 6 de maio de 2012

CELEBRAÇÃO DO ANO MARIANO


                  Vivenciando o Ano Mariano proposto por Dom Odelir José Magri, Bispo Diocesano, na preparação dos 100 anos de criação da Diocese de Sobral, e com o objetivo de celebrar de maneira cristã o Dia das Mães e de Coroar Maria Santíssima como Rainha e Mãe dos católicos sobralenses, e, de modo muito especial, dos que residem no bairro Dom Expedito, o ILMAM - Instituto de Leigos Missionários da Santa Cruz e do Amor Misericordioso do Coração Eucarístico de Jesus, promove no próximo dia 13, domingo, o Show MAGNIFICAT.
                  O evento terá início às 18 horas e 30 minutos, em frente à Capela de São Pedro, com a Celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre Gonçalo de Pinho Gomes, Vigário Geral da Diocese, e em seguida, acontecerá a apresentação dos Ministérios de Música das Comunidades Católicas SHALOM, NOVA JERUSALÉM e da Capela Jesus, O Bom Pastor, da comunidade do Parque Silvana II. Também estarão se paresentando, Valdenísio Rocha da Comunidade São Francisco e Edmilson Moreira do ILMAM. Todos são convidados a participarem deste momento de louvor ao Pai, pela Imaculada Mãe de Deus e nossa, sempre nossa intercessora.

terça-feira, 1 de maio de 2012

O ANO MARIANO NA DIOCESE DE SOBRAL


A Sua Santidade Papa Bento XVI

Beatissime Pater,
No desejo de contribuir com a santificação dos cristãos e com a Nova Evangelização, vimos suplicar a Vossa Santidade a graça da proclamação de um Ano Mariano em 2012-2013.

Sugerimos esta data por ela marcar os 25 anos do último Ano Mariano proclamado pelo Servo de Deus João Paulo II e por comemorar os 300 anos do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, de São Luis Maria Montfort, obra tão amada e recomendada pelo próprio Servo de Deus João Paulo II.

Somos testemunhas dos frutos de graça e santidade que a proclamação do Ano Sacerdotal, feita por Vossa Santidade, fez brotar para a Igreja do mundo inteiro. Por esta razão, sugerimos humildemente que um Ano Mariano poderia ser uma grande oportunidade para reavivar a Devoção a Toda Santa Mãe de Deus no coração dos fiéis e propagar a prática da "Consagração Total a Jesus por Maria", como é ensinado pelo próprio São Luis, e como o Servo de Deus João Paulo II viveu e testemunhou.

Voltamo-nos a Vossa Santidade, com confiança, exercendo o que pensamos ser o nosso deve de manifestar aos nossos Sagrados Pastores os nossos anseios e necessidades espirituais (cf. cân. 212).

Aproveitamos a ocasião para manifestar a Vossa Santidade nossa mais completa fidelidade e devoção filial.
Convidamos a assistir ao vídeo do reverendíssimo Pe. Paulo Ricardo de Azevedo Júnior (Arquidiocese de Cuiabá-MT), a respeito desta Petição:
Leia os apontamentos dos reverendíssimos Pe. Paulo Ricardo e Pe. Rodrigo Maria (Fundador da Fraternidade Arca de Maria) a respeito do Ano Mariano: http://padrepauloricardo.org/blog/carta-ao-papa-e-ano-mariano/