segunda-feira, 9 de abril de 2012

O ILMAM EM MISSÃO: SEMANA SANTA EM PATRIARCA, PARÓQUIA DA SÉ, SOBRAL.





             Nos dias 5 a 8 de abril, o Instituto de Leigos Missionários da Santa Cruz e do Amor Misericordioso do Coração Eucarístico de Jesus - ILMAM, sob as bençãos de seu Pastor, Padre João Batista Rodrigues Vasconcelos, Pároco da Catedral de Sobral, esteve em MISSÃO na comunidade de PATRIARCA, localizada há 24km  da sede do munícipio de Sobral, na zona rural. A missão consistiu na celebração de todos os atos do Tríduo Pascal: na Quinta-feira santa, à noite, a comunidade participou da Celebração da Ceia do Senhor, revivendo o gesto do Lava-pés, seguida do início da Vigília de Adoração ao Santíssimo Sacramento no Horto, que prosseguiu até às quinze horas da Sexta -feira Santa, quando teve início a Solene Liturgia da Paixão do Senhor, constando da Liturgia da Palavra, da Adoração do Cristo na Cruz, da comunhão eucarística e, em seguida, a Procissão do Senhor Morto, na qual um grande número de pessoas esteve presente. No Sábado Santo, dia de silêncio e recolhimento, às vinte e uma horas teve início a solene Vigília Pascal, com a benção do fogo, a Proclamação da Páscoa, a proclamação das sete leituras e dos sete salmos propostos pela Igreja, a renovação das promessas batismais, e a comunhão eucarística. Após a Celebração, a comunidade viveu um momento de muita alegria, com a Procissão do Senhor Rescussitado pelas ruas do distrito. A noite foi encerrada com uma bela representação do Senhor Rescussitado, no patamar da Capela de Nossa Senhora da Conceição. Vale ressaltar, a marcante presença do  povo de Deus que, de maneira ativa, participou de todos os momentos programados. As celebrações foram encerradas, com celebração do Domingo de Páscoa, no Domingo à noite.








            Para os membros do ILMAM, um tempo forte para mergulhar no místério da VIDA, PAIXÃO, MORTE e RESSURREIÇÃO de Jesus, vivendo cada celebração litúrgica, bem como recebendo formação, visto que, durante a preparação de cada uma destas, cada gesto, casa símbolo, o mergulho no sentido de cada momento celebrado, foi uma constante.





           Momento marcante e que a nós trouxe profunda e verdadeira alegria pascal, foi animar também, a Celebração Eucarística, na comunidade de LAGOA QUEIMADA, há alguns quilômetros de Patriarca, na manhã do Domingo da Ressurreição, atendendo ao convite do Conselho Comunitário de Pastoral local, presidida por nosso Pároco, Padre João Batista Rodrigues Vasconcelos.







Ir. Edmilson Moreira
Coordenador Geral do ILMAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário