segunda-feira, 8 de abril de 2013

A IGREJA CELEBRA HOJE A ENCARNAÇÃO DO SENHOR, A ANUNCIAÇÃO DO ANJO GABRIEL A MARIA SANTÍSSIMA


A.41.1 "Cheia de graça" saudação do
           Anjo na Anunciação
§ 490
Para ser a Mãe do Salvador, Maria "'foi enriquecida por
Deus com dons dignos para tamanha função". No momento
 da Anunciação, o anjo Gabriel a saúda como "cheia de
 graça". Efetivamente, para poder dar o assentimento livre
de sua fé ao anúncio de sua vocação era preciso que ela estivesse
 totalmente sob a moção da graça de Deus.
A.41.2 Consentimento de Maria na
           Anunciação
§ 973
Ao pronunciar o 'fiat" (faça-se) da Anunciação e ao dar
 seu consentimento ao Mistério da Encarnação, Maria já
colabora para toda a obra que seu Filho deverá realizar.
Ela é Mãe onde Ele é Salvador e Cabeça do Corpo Místico.
A.41.3 Festa da Anunciação
§ 1171
O ano litúrgico é o desdobramento dos diversos
aspectos do único mistério pascal. Isto vale muito
particularmente para o ciclo das festas em tomo do mistério
 da encarnação (Anunciação, Natal, Epifania) que comemoram
 o começo de nossa salvação e nos comunicam as primícias
do Mistério da Páscoa.
A.41.4 Jesus nome dado por Deus na
           Anunciação
§ 430
Jesus quer dizer, em hebraico, "Deus salva". No momento
da Anunciação, o anjo Gabriel dá-lhe como nome próprio o
nome de Jesus, que exprime ao mesmo tempo sua identidade
 e missão. Uma vez que "só Deus pode perdoar os pecados"
 (Mc 2,7), é Ele que, em Jesus, seu Filho eterno feito homem,
"salvará seu povo dos pecados" (Mt 1,21). Em Jesus, portanto,
 Deus recapitula toda a sua história de salvação em favor dos
homens.
A.41.5 Maternidade de Maria e Anunciação
§ 969
"Esta maternidade de Maria na economia da graça perdura
 ininterruptamente, a partir do consentimento que ela fielmente
 prestou na anunciação, que sob a cruz resolutamente manteve,
 até a perpétua consumação de todos os eleitos. Assunta aos
céus, não abandonou este múnus salvífico, mas, por sua
múltipla intercessão, continua a alcançar-nos os dons da
salvação eterna. (...) Por isso, a bem-aventurada Virgem
Maria é invocada na Igreja sob os títulos de advogada,
auxiliadora. protetora, medianeira."
§ 2674
A partir do consentimento dado na fé por ocasião da
Anunciação e mantido sem hesitação sob a cruz, a
 maternidade de Maria se estende aos irmãos e às irmãs
de seu Filho "que ainda são peregrinos e expostos aos
perigos e às misérias". Jesus, o único Mediador, é o
Caminho de nossa oração; Maria, sua Mãe e nossa Mãe,
é pura transparência dele. Maria "mostra o Caminho"
("Hodoghitria"), é seu "sinal" conforme a iconografia
tradicional no Oriente e no Ocidente.
A.41.6 Oração de Maria e Anunciação
§ 2617
A oração de Maria nos é revelada na aurora da plenitude
dos tempos. Antes da Encarnação do Filho de Deus e antes
 da efusão do Espírito Santo, sua oração coopera de maneira
 única com o plano benevolente do Pai; na Anunciação
para a concepção de Cristo, em Pentecostes para a formação
da Igreja, Corpo de Cristo. Na fé de sua humilde serva, o
Dom de Deus encontra o acolhimento que esperava desde
 o começo dos tempos. Aquela que o Todo-Poderoso tornou
"cheia de graça" responde pela oferenda de todo seu ser:
"Eis a serva do Senhor, faça-se em mim segundo tua palavra".
 Fiat, esta é a oração cristã: ser todo dele porque Ele é todo
 nosso.
A.41.7 Plenitude do tempo tem início na Anunciação
§ 484.
A Anunciação a Maria inaugura a "plenitude dos tempos"
(Gl 4,4), isto é, o cumprimento das promessas e das preparações.
 Maria é convidada a conceber aquele em quem habitará
"corporalmente a plenitude da divindade" (Cl 2,9). A resposta
 divina à sua pergunta "Como se fará isto, se não conheço homem
 algum?" (Lc 1,34) é dada pelo poder do Espírito: "O Espírito
Santo virá sobre ti" (Lc 1,35).



A Celebração da Anunciação do Senhor, possui data fixa: 25 de março. Este ano, porém, pelo fato de  ter coincidido com a Samena Santa, que vem seguida da oitava da Páscoa, fo transferida para hoje, a fim de que tenha o destaque merecido dentro do Calendário Litúrgico.

Do Catecismo da Igreja Católica

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