domingo, 28 de abril de 2013

ESPIRITUALIDADE



O que é Espiritualidade

Espiritualidade é literalmente a qualidade do que é espiritual, e a vida segundo o espírito. Não devemos compreendê-la de modo dualista, separando corpo e espírito. É um encontro com o absoluto na vida tomada holisticamente, e o ser humano integral que experiência o transcendente.
Envolve o espiritual e o material, o individual e o social, o pessoal e o estrutural, o transcendente e o imanente, a contemplação e a ação, a fé e a justiça, a teoria e a prática...
Quando falamos em espiritualidade cristã, entendemos melhor esta exigência. “Espiritualidade cristã é um modo de ser cristão", definiu Gustavo Gutierrez. É deixar-se guiar pelo Espírito que o próprio Jesus viveu e proclamou. Esse espírito que gera vida nova, liberdade e nos torna filhos de Deus, como nos diz São Paulo: “Se vivemos pelo Espírito, pelo Espírito pautemos também nossa conduta" (Gl 5,25). E vivamos esta conduta já, aqui e agora, por isso a espiritualidade é essencialmente prática. A relação com a divindade reflete-se na relação conosco mesmos e com o outro, o nosso próximo. Viver a espiritualidade é deixar-se conduzir pelo Espírito, e imitar Cristo, ser o próprio Cristo.
Não nos esqueçamos que para viver a espiritualidade Cristã se faz necessário o compromisso. Mas não unicamente o compromisso com Deus, a vivência de práticas piedosas, de oração, afastando-se da realidade da Igreja,  Povo de Deus. Lembremo-nos que Jesus viveu sua santidade no mundo, no contato com o próximo, com o excluído... Hoje quem seriam estes nossos irmãos e irmãs?
De suma importância para nós Cristãos é termos em mente que a espiritualidade vivenciada por Jesus foi a da pratica da justiça e do amor.
Viver segundo o Espírito, ou guiado por Cristo, exige este compromisso com o próximo, imagem e presença do Criador.
Quando pensamos na realidade brasileira e latino-americana, esse compromisso é ainda mais exigente. Como agiria Cristo num ambiente de exclusão e desigualdade, opressor e injusto como o nosso? O Brasil e toda a América Latina foram explorados desde a chegada dos primeiros europeus. Perdeu praticamente toda sua riqueza natural e cultural. Hoje sofremos as conseqüências de toda essa desestruturação. Há uma desigualdade gritante entre ricos e pobres, entre um pequeno grupo que tem acesso a tudo: à melhor tecnologia, à fatura, ao melhor ensino. E há também uma imensa massa que é manipulada, explorada e mal tem acesso aos meios básicos para sua sobrevivência. Em todos os âmbitos, vemos essa diferença. Vale tanto para a economia como para a saúde, a educação, a cultura, a moradia, a política, o lazer... Vive-se uma constante tensão, insegurança e instabilidade. Para muitos, o único apoio é a fé e a esperança.
E HOJE...
Cada vez mais se busca na fé o sustento para a vida, ânimo para superar as dificuldades e respostas para as angústias e os medos. Como ser cristão autêntico neste contexto? Como viver a liberdade e o amor neste ambiente de opressão e competição? Somente olhando para a vida de Cristo encontraremos uma resposta. Somente a partir do exemplo de Jesus podemos delinear uma espiritualidade própria a esse contexto.
A mensagem do evangelho é radical e nos conduz a uma ação revolucionária e libertadora, como foi a vida de Cristo. Ele denunciou as injustiças, enfrentou os opressores e protegeu os fracos e humildes. O cristão é chamado a essa vivência também. Como dizíamos anteriormente, espiritualidade exige uma prática, uma vivência no mundo de forma diferente, guiada pelo Espírito e imitando Cristo.
Nesse contexto de opressão, somos claramente impelidos a termos atitude profética e solidária. Profética porque devemos ir contra a estrutura excludente e que não gera vida, estrutura que nega a dignidade e a liberdade a uma multidão de seres humanos.
Devemos lutar pela justiça e pela igualdade.
E nossa ação deve também ser solidária, caridosa. Jesus nos diz que devemos "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos". E amar o próximo é participar de sua vida, sofrer com suas dores e lutar pela sua felicidade e bem-estar. É  conduzir o outro à vida, formar comunhão com ele. Daí surge o Reino. É da alegria em ver o outro feliz, da humildade em reconhecer o outro com todas as suas qualidades e defeitos, que brota o Reino de Deus.
Parece-me que o melhor modo de viver a espiritualidade, hoje, nesse contexto, é unindo a defesa dos humilhados, a luta pela dignidade e pelo direito dos oprimidos com o amor e a humildade de coração. Unir a força e a coragem do mártir, do profeta, com a serenidade e abertura a Deus do monge. Unir a denúncia e oposição ao sistema sócio-econômico injusto com a simplicidade e sensibilidade. Unir justiça e amor. Seria como unir modelos de espiritualidade como dom Oscar Romero e São Francisco de Assis.
Isso, evidentemente, é um ideal que nossas limitações humanas dificultam a concretização. Mas se procurarmos verdadeiramente esse caminho de espiritualidade, certamente obteremos bons resultados e uma satisfação enorme por ter respondido ao convite de Deus.
Fonte:Congregação dos Irmãos dos pobres de São Francisco


Ler mais: http://tudoporjesusemaria.webnode.com.br/products/o-que-e-espiritualidade/
Crie o seu website grátis: http://www.webnode.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário